Projecto Autonomia 2

De forma a dar mais autonomia e outras competências pessoais e sociais aos utentes do CAO, o CRID tem vindo a desenvolver o projecto “Autonomia 2”, que se traduz na integração de alguns clientes em ASU (Actividade Socialmente Útil) fora do contexto mais protegido do CAO.
Estas Actividades Socialmente Úteis proporcionam a valorização pessoal e o máximo aproveitamento das capacidades da pessoa, no sentido da sua autonomia, facilitando uma possível transição para programas de integração sócio-profissional.
Esta iniciativa pressupõe parceria entre o CRID e as entidades onde os utentes serão integrados; avaliações complementares e treinos específicos com os clientes; acompanhamento e avaliação da integração do cliente em ASU.
Resumindo, o projecto Autonomia 2 tem por objectivos principais:
. Desenvolver competências e ritmo de trabalho;
. Desenvolver o sentido de responsabilidade;
. Desenvolver competências relacionais e de comunicação.
. Realizar todas as tarefas em tempo útil;
. Realizar todas as tarefas com o máximo de autonomia;
. Aumentar o grau de atenção e concentração na realização de cada tarefa;
. Pedir ajuda quando precisa;
. Relacionar-se de forma adequada e educada com os outros;
. Aumentar a iniciativa;
. Respeitar as regras do espaço utilizado.
Damos o exemplo de Maria João Serraventoso e Mónica Mestre que estão integradas em ASU na Areia. A ASU da Maria João é ao nível da resposta de SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, através da distribuição das refeições; e a da Mónica é no Centro de Dia, ao nível da limpeza. Temos ainda o Hugo cuja a ASU no Centro de Dia é de apoio administrativo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Complexo Social do CRID será realidade