CRID celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Sob o tema “És espetacular tal como és!" o CRID, em parceria com a escola do 1.º ciclo Fernando Teixeira Lopes, celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se assinala, anualmente, a 3 de Dezembro.
A iniciativa começou pelo visionamento de um vídeo sobre a inclusão, despertando nos presentes os valores da cidadania e de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
Em seguida utentes do CRID e alunos da escola foram para as salas de aula compor parte de uma escultura, cujos resultados finais só descobririam quando trouxeram as peças finalizadas (cada peça foi completada com colagem das fotografias dos alunos). No átrio da escola, o conjunto das peças deu lugar a duas figuras humanas: uma criança, simbolizando os alunos daquela escola a lerem um livro intitulado «és espectacular tal como és!»; e uma figura de uma criança em adulta, com os valores da cidadania que a escola, a família, os amigos e a comunidade lhes transmitiu.
A figura da criança foi ornamentada pelos alunos do Jardim de Infância e a figura adulta pelos alunos do 1.º ciclo e pelos utentes do CRID.
Seguiu-se um momento musical a cargo d’ Os Curiosos, a banda do CRID, que foi bem acompanhada pelos alunos da escola.
No final, soltaram balões com as mensagens dos intervenientes e convidados, um gesto simbólico que não deixa esquecer os direitos das pessoas com deficiência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Complexo Social do CRID será realidade