Sentir a diferença no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Sob o tema “Ser diferente por um dia” assinalam-se a 2 de Dezembro, às 10h30, na Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma organização da Câmara Municipal de Cascais (CMC) e da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA).
Tendo em vista a sensibilização dos jovens e cidadãos para a problemática da deficiência e para as dificuldades em viver num mundo que, maior parte das vezes, não está preparado para a “diferença”, no local, irão dar o seu testemunho o Coronel Lopes Dias (invisual), vice-presidente da Direção Nacional da ADFA, Francisco Janeiro (amputado), presidente da direção da Delegação de Lisboa da ADFA, bem como Guedes da Fonte (paraplégico), secretário da Direção Nacional da ADFA.
Farão parte também desta iniciativa, Carlos Carreiras, presidente da CMC; Maria de Lurdes Rocha Vieira, presidente da Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais (CPD) e presidente do CRID; comendador José Arruda, presidente da Direção Nacional da ADFA e o professor David Sousa, diretor do Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, entre outras individualidades.
Depois do espaço de debate os alunos poderão “experimentar a diferença” através da utilização de cadeiras de rodas, bengalas, canadianas, vendas ou com a ajuda de cães guia.
As comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência prosseguem, às 15h00, com a inauguração de uma exposição de artes plásticas no Museu da Presidência, na Cidadela de Cascais, com o patrocínio da Dr.ª Maria Cavaco Silva, uma iniciativa do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEDJ) e da Fundação LIGA, que tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, reconhecida pelas suas boas práticas na área da deficiência.
Através da marca “Toma Lá”, o CRID marca a sua presença com a toalha de mesa com o mapa do concelho de Cascais, pintada pelos utentes do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais).
Recorda-se que o Dia Internacional/Europeu da Pessoa com Deficiência assinala-se anualmente a 3 de Dezembro e tem por objetivo a sensibilização da sociedade para a necessidade de se criarem igualdades de oportunidades, a promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência e o combate à discriminação e intolerância.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Complexo Social do CRID será realidade